Sobre uso consciente das redes sociais
Está rolando uma trend na rede vizinha de vídeos no qual pessoas gravam suas sessões de psicoterapia e compartilham nas redes sociais.
E o que o Conselho Federal de Psicologia diz sobre isso?
Segundo o Conselho Federal de Psicologia, “o Código de Ética determina que:
Art. 9º – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.”
E o que isso significa?
Que u psicologue que está te atendendo tem o dever ÉTICO, perante o Conselho regulamentados de sua profissão, de resguardar para as sessões de psicoterapia o que é dialogado nas sessões. Elu, a não ser em casos extremos, não pode de forma alguma divulgar relatos de sessão ou qualquer outro documento - imagem, vídeo, laudo - à terceiros.
Mas se a terapia é sua, porque você não pode postar na internet?
Porque psicoterapia é singular!
Cada história é única
Cada pessoa que entra em um ambiente psicoterapêutico para ser cuidada possui uma trajetória e está em um processo diferente de todes!
Além de quebrar o sigilo das sessões, se expor de forma íntima, pessoal e expor o profissional que está te atendendo (que não assinou nenhum termo de uso de voz e imagem para ser filmade, portanto, não autorizou esse ato), você pode contribuir para que mais pessoas busquem autodiagnóstico, se baseiem em recortes de fragmentos pessoais para tomar decisões e criar uma imagem da psicoterapia que não é real.
Quero mostrar que psicoterapia é bom. Se eu não posso me expor, o que eu faço?
Compartilhe conteúdos sobre saúde mental de fontes confiáveis;
Converse com sua rede de apoio sobre como a psicoterapia faz diferença na sua vida. Relatos pessoais são diferente de exposições;
Divulgue lugares confiáveis para fazer psicoterapia;
Não banalize informações: seja responsável com o que compartilha na internet;
Existe muita vida para além do ambiente virtual. Aproveite seu momento cuidando de quem importa: você!
Comments