O que é a interseccionalidade?


Essa palavrona ali em cima, é o motivo desse instagram existir, para além de explicar, de forma democrática, os mais variados assuntos relacionados à saúde mental. A Interseccionalidade é uma forma de olhar para as pessoas em que todas as suas características sociais, físicas e históricas são levadas em conta.

Pela interseccionalidade que entendemos as diversas formas de opressão que cada indivíduo pode (ou não) sofrer, e é fundamental para entendermos que: não somos todes iguais, não existem uma forma só de ser e sim, existem problemas estruturais que são bem maiores que você imaginava que pode acarretar em opressões diferentes também.

Intersecionar significa interligar. E ao abordarmos cada indivíduo, entendemos que elu é formade por várias "camadas", que se cruzam e se ligam umas nas outras. É pela interseccionalidade que é possível analisar aspectos das discriminações de gêneros,as formas em que o racismo, patriarcado, machismo, opressão de classe e sexualidade interagem entre si, além de serem sustentados pelos sistemas capitalistas e colonialistas.

Por isso que ao falar sobre uma determinada população e/ou forma de opressão, não se deve generalizar as histórias de vida e lugares de partida, viu?!

Para encerrar: a interseccionalidade (termo utilizado pioneiramente pelo feminismo negro) explica as matrizes de dominações, que geram imagens de controle (sociais/histórias), que guiam cada um de nós durante nossa vida.

É fundamental para entender e combater as matrizes de dominação de gênero, raça, classe, orientação sexual e classe social.

Fonte: Saúde LGBTQIA+ :Práticas de cuidado transdisciplinar. Capítulo 8 "Vulnerabilidades, interseccionalidades e estresse de minorias"

Essa postagem possui #descriçãodaimagem : fundo branco com textura similar a de papel reciclado. Na parte superior esquerda da imagem, há uma forma orgânica em marrom. No centro e na parte superior da imagem, está a tag da postagem: Psicologia. Na lateral superior direita, está posicionado uma linha orgânica em azul. Ela vem pela diagonal.

Centralizada e justificada à esquerda, está o título do post "O que é a interseccionalidade?". Abaixo do título e à direita, há a ilustração de vários caminhos que de cruzam (os caminhos são estradas de asfalto) e possui uma linha orgânica atravessando eles em laranja. Na lateral inferior esquerda, uma forma orgânica em rosa. Sopreposta a ela, o logo clínico do Canto Baobá.

#interseccionalidade #cantobaoba #saudemental #raça #genero #lgbtqiap

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo