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Foto do escritorMariana Benedetti

O TRABALHO DAS EMOÇÕES COM AS CRIANÇAS

Falar sobre emoções com crianças desde muito novas traz retornos positivos durante todo o seu processo de formação como indivíduo, fazendo com que se tornem adultos conscientes do que querem.


Falar sobre emoções com crianças desde muito novas traz retornos positivos durante todo o seu processo de formação como indivíduo, fazendo com que se tornem adultos conscientes do que querem.


Ensinar para a criança que ela pode dizer "não" quando alguém faz ou fala algo que ela não gosta pode prevenir de situações indesejadas a traumas maiores.


Muitos de nós (e eu me incluo nessa) crescemos ouvindo frases se referindo a crianças como “até parece que tem querer”, “você não manda em nada aqui”, “faça o que eu mando e não questione” o que exclui a criança do seu próprio processo de pensar e sentir.


A terapia infantil vem como ferramenta de trazer à tona o que, muitas vezes, não existe ou é pouco explorado pelos cuidadores.


E não por maldade ou algo do gênero, mas sim por falta de um modelo na criação que inclusive receberam dos próprios pais.


O processo psicoterapêutico com crianças possui caráter lúdico e descontraído (o que pode ser confundido com “apenas brincar”), mas carrega um espaço de escuta e validação do que a criança sente, seus desejos, suas inquietações e medos.


Esse processo também se estende aos cuidadores, sabia? Justamente para entender a concepção que possuem de criação de crianças, como acolhê-los neste processo tão complexo do "crescer" e estimulá-los a promover conversas em casa sobre os sentimentos!


E se os adultos passarem a dialogar sobre os próprios sentimentos com suas crianças? Isso é ir na contramão da repressão, punição ou limitação de expressão dos sentimentos dos filhos.

Nos encontros remotos ou presenciais, o objetivo da terapia infantil é: através de estórias, brincadeiras e jogos, fazer com que a criança se sinta acolhida e à vontade para falar livremente sobre o seu sentir.


E que não seja menorizada diante do que trouxer como situação relevante para ser trabalhada nos encontros! Com isso, é estimulado conhecer sobre as emoções que existem, das simples às complexas: incentivar as crianças a falarem sobre as emoções com pessoas de sua confiança; estimular o diálogo e promover situações em que isso ocorra, como utilizar filmes e vídeos que tratem do assunto.


Por fim, é estar atenta e analisar globalmente a criança através do que expressa: não só com a fala, mas com gestos e olhares!


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