Como funciona a Psicoterapia de Casal?

A Psicoterapia de casal é indicada a todes us casais que queiram passar pelo processo psicoterapêutico juntes. Por mais que essa modalidade de psicoterapia trate das pessoas como casal inserido na sociedade, não é só sobre isso que será abordado.


Segundo o nosso Psicólogo Parceiro Bruno Felipe, a psicoterapia de casal também é um espaço para entender suas próprias individualidades: "Quando um casal fica junto, há uma simbiose. E é sem perceber, pois há uma fantasia social em que quando um casal se nomeia como casal, tudo se junta e nada pode ser feito de forma separada. Os desejos individuais passam a "não existir" e esse processo de ceder muitas coisas, acabam abrindo mão de suas próprias individualidades. Primeiro é importante entender que esse casal existem como indivíduos e que, como casal, são indivíduos se relacionando"


As referências que se recebe em novelas e filmes, além de toda uma estruturação social, é de que somos uma metade. Nosso papel é achar a outra metade. E é nesse espaço psicoterapêutico que também é percebido que é possível ser uma pessoa inteira e estar em um relacionamento sim!


Segundo Bruno, existem papéis de gênero enraizados por conta da formação de uma sociedade patriarcal em que são estabelecidos um ideal de vida sobre o que é ser homem e o que é mulher (pensando em um padrão heteronormativo). Muitas vezes, isso é reafirmado nas relações, podendo se tornar algo tóxico para o casal ou um dos envolvides.


Para além de tratar temas como conflitos cotidianos ou ciúmes, a Psicoterapia de casal pode ajudar a principalmente resgatar suas individualidades!



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo