Mas primeiro, vamos entender o que é uma abordagem da psicologia?
As abordagens da psicologia são referenciais teóricos e metodológicos de entender a mente humana. Cada abordagem possui um ou mais estudioses, que desenvolveram teorias em que us psicóloges se embasam para os atendimentos.
As abordagens são fundamentais para o processo psicoterapêutico, mas não devem ser limitantes: o que pode acontecer quando as interseccionalidades du paciente são ignoradas e sobrepostas a uma teoria. Pensar em uma psicologia menos branca e eurocentrada também parte do questionamento delas e de propor novas formas de se olhar para as abordagens!
Mas qual é a que eu vou me encaixar, Canto?
Uma pesquisa prévia do lugar que irá passar pelo processo, além de ler um pouco sobre as diferentes abordagens utilizadas é um bom caminho. Se tiver alguém de sua rede de apoio que faça psicoterapia, perguntar para elu sobre a orientação que sue psicologe segue também ajuda.
Lembrando também que algumas abordagens são indicadas para algumas patologias, mas não são limitantes também, viu? O importante mesmo é você querer passar por esse processo :)
Comments