top of page

QUAL O PAPEL DO PSICÓLOGO NA CULTURA?

A psicologia tem como seus Princípios Fundamentais atuar com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural e assim, baseando o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano. O trabalho du psicólogue visa promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribui para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.


E na cultura? Ela extrapola os consultórios tradicionais e as práticas clínicas, na maioria das vezes elitistas, mantendo os mesmos princípios.

A cultura, assim como a assistência social, saúde e educação, é um direito básico constitucional com o propósito de manter garantias ao pleno exercício de atividades e movimentos que expressam a nossa diversidade respeitando as nossas individualidades.

Considerando a diversidade cultural e as tantas formas de expressões que se valem da música, do teatro, do circo, dança, cinema, literatura, na perspectiva de garantir o enriquecimento do repertório, desenvolvimento da sensibilidade artística, senso de pertencimento e conexão,

u psicologue que atua na gestão cultural,apesar de poder assumir papéis comuns à outres profissionais, elu empresta da sua escuta e intervenções coletivas ou gerenciais, em busca de garantir que os processos artísticos, criativos e/ou as políticas culturais ocorram da maneira mais humanizada e inclusiva possível em busca da garantia do direito cultural.


Você sabia disso? A psicologia vai muito além dos consultórios!

Estudos recentes do Observatório do Itaú Cultural mostram que o PIB do setor cultural representa 3,11% do PIB brasileiro, ficando a frente da indústria automotiva (2,50%) e um pouco atrás da indústria de construção (4,06%). As atividades culturais e criativas empregam cerca de 7.5 milhões de pessoas (7% do total da economia brasileira) e possuem 130 mil empresas no país (3,25% do total).


No conjunto da sociedade, a Cultura gera desenvolvimento econômico, social, emprego, renda, promove entretenimento e permite acesso às pessoas aos diferentes contextos culturais e manifestações de um povo acessando o legado cultural e fortalecendo suas identidades!


80 visualizações0 comentário

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn - Black Circle
  • Creme e Preto Maquiagem Natural Beleza L
bottom of page