top of page

O que esperar de uma primeira sessão de Psicoterapia?

No meio do caminho, recebemos algumas mensagens de dúvidas sobre o processo psicoterapêutico. E como aqui construímos juntes uma psicologia desmistificada, nada melhor do que respondermos cada uma delas!


"E agora que eu marquei minha sessão, o que eu devo falar?". É importante que nesse primeiro contato com u Psicologe, você entenda que vocês ainda não se conhecem, e para que o processo aconteça, será necessário uma apresentação. Estamos falando de nome, profissão? Sim. Mas também estamos falando de conexões próximas, o que você faz em seu tempo livre, quais as demandas que te trouxe nesse espaço de fala e entre outras.


Segundo nossa Psicóloga Parceira Lhayla Thalyta, é importante que todas as dúvidas sejam tiradas: "não é nessa primeira sessão em que u paciente irá contar tudo o que lhe trouxe até aqui. Mas é nessa sessão que utilizamos para tirar dúvidas sobre o processo e criar um ambiente que seja confortável", conta.


Nosso Psicólogo Parceiro Bruno Felipe nos atenta também sobre os estereótipos do profisisonal da Psicologia na primeira sessão: "Quando é agendado a primeira sessão, não sabemos quem iremos encontrar do outro lado da tela. Hoje em dia, sinto que a forma com que eu apareço também diz muito sobre a aceitação que u paciente terá. Quando eu tinha o cabelo rosa, percebi que muitos pacientes LGBTQIA+ logo na primeira sessão já se sentiam confortáveis para uma abertura maior nas sessões".


É também nessa primeira sessão que são estipulados os acordos. Segundo a Sócia-Proprietária e Psicóloga Ana Albuquerque é nessa primeira sessão que são feitos os acordos de valor, tempo de sessão e aplicativo a ser utilizado (para as sessões online), acerto de dia e horário e é o primeiro passo para a construção do vínculo: "Também explicamos o que é o sigilo, que é um espaço livre de julgamentos e que nada do que será falado sairá deste espaço."


Agora que tiramos as suas dúvidas, vamos para a primeira sessão?


Um abraço aos nossos psicologes parceires e sócia que nos ajudaram com a construção desse texto: @psicolhayla @brunofelipecm e @anacca_ ! <3



53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn - Black Circle
  • Creme e Preto Maquiagem Natural Beleza L
bottom of page