Os sonhos sempre foram objeto de fascínio e mistério para a humanidade. Vamos entender como eles podem ser úteis para nós?
Na psicologia, os sonhos são estudados como uma forma de compreender os processos mentais inconscientes que influenciam nossos pensamentos, sentimentos, comportamentos e é principalmente uma ferramenta para entendermos o que tem sentido em nossa vida.
Algumas pessoas afirmam que não sonham, mas na verdade todes sonhamos quando dormimos, o que acontece é que nem sempre lembramos deles.
É importante não desmerecer os sonhos, pois por mais que estes possam representar situações que sob uma ótica direta são irreais, eles são muito mais que isto: há na dimensão simbólica uma linguagem única e valiosa para cada pessoa.
Esta linguagem precisa ser decifrada e é o que fazemos quando buscamos interpretar um sonho junto com u paciente.
A análise dos sonhos pode ajudar a compreender questões psicológicas que afetam a vida de uma pessoa, como ansiedade, depressão, traumas e outras questões emocionais.
Os sonhos são interpretados como um reflexo dos pensamentos e sentimentos da pessoa que sonha, muitas vezes expressando o que não é demonstrado abertamente em sua vida consciente.
Ah, importante dizer que os dicionários de sonhos não funcionam como uma compreensão genuína, pois a interpretação é única para cada pessoa e deve ser baseada em suas vivências únicas.
Embora ter contato com definições universais possa trazer algum sentido, o mais importante é descobrir sentido único para você.
Comments