top of page

Soluções em 3 meses!

Terapia tem prazo de validade?


Como é possível prometer algo que não se conhece ainda?Tenho algumas dores que tocam em pontos muito sensíveis, será que isso pode ser resolvido tão rápido?


Se estamos em constante mudança e evolução, como estarei depois que essas poucas sessões de terapia acabarem? Posso até ter auxílio agora, mas e depois? 


Posso mudar de emprego, posso conhecer alguém novo, posso brigar com a minha família, posso viver um luto… enfrentarei tudo isso sozinhe?


Se a vida é um novo passo e uma nova dor, colocar prazo de validade na terapia não é algo sem sentido? Se estou todo dia enfrentando algo novo, um auxílio de 3 meses não me ajudará para sempre. 


Um dos impactos do capitalismo no nosso estilo de vida foi a crença de que tempo é dinheiro. Que a melhor forma de viver é criar uma rotina estrategicamente calculada onde os resultados sejam obtidos da melhor forma possível e nosso tempo seja completamente “otimizado”. Este movimento possui uma tendência: enxergar como valioso apenas o que é capaz de gerar lucro.


Olhando pela ótica do capitalismo, dos coachs tendenciosos, do espírito workaholic, a classificação de prioridades é bem simples. É importante para o ser humano: Estudar (para conseguir um bom emprego), Trabalhar (para conseguir um bom retorno financeiro), investir (para aumentar seu patrimônio).


Não é importante para o ser humano: Passar tempo com a família (se poderia estar produzindo), investir em momentos de lazer (se este dinheiro poderia ser usado para comprar ações, fundos imobiliários), cuidar da própria saúde (se isso não afeta seu trabalho).


Quando falamos sobre terapia, estamos falando sobre saúde, entender a si: a própria trajetória,  medos, sonhos (sejam eles profissionais ou pessoais)... Mas com o tempo, ao invés de uma jornada de autodescoberta, estamos olhando a busca por psicoterapia voltada para resolver problemas emergenciais para evitar a queda de produtividade. 


Uma busca por tratamentos rápidos que superficialmente mascarem dores e consequências. Mas existe tempo para "melhora"? E de qual melhora estamos falando? 


Psicoterapia não é garantia de sucesso quando a nossa noção está embargada no capital. Autoconhecimento não é garantia de melhora quando os problemas são sociais. Psicoterapia é aliada, mas não "resolve tudo". U psicologue possui função de apoio, mas não é alicerce da sua vida.


E nem deveria ser.


Olhar a psicoterapia enquanto suporte, mas não pilar, é humanizar seu próprio processo, enquanto se responsabiliza por ele. Estar - genuinamente - em psicoterapia, passa por desconstruir a fantasia que criamos e depositamos no outro e em nós mesmes.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn - Black Circle
  • Creme e Preto Maquiagem Natural Beleza L
bottom of page