Como funciona a Psicoterapia Infantil?

Diferente de um atendimento de adolescentes e adultos, na psicoterapia infantil a análise ocorre por meio da Ludoterapia: intervenções com jogos, brincadeiras e demais atividades! O papel du Psicologe neste caso é entender as demandas da criança trazidas no meio das brincadeiras.


Segundo nossa Psicóloga parceira Débora Guerreiro ( @seuespaco_psicologia ) , é importante dizer que a primeira sessão é com os responsáveis para entender melhor sobre a dinâmica da família e mapear o cotidiano dela: "As queixas podem ser inúmeras, mas é muito comum que na psicoterapia infantil se trabalhe temas como comportamento, condutas escolares, separação dos pais e entre outras. U Psicóloge deve sempre estar atente durante as interações lúdicas. Na Psicoterapia infantil também acabamos esbarrando em temáticas delicadas como denúncias de abuso ou violência", relata.


A Psicoterapia amplia os recursos que a criança possui para lidar com suas próprias situações. Para além de brincar, elu está aprendendo a expressar seus sentimentos e isso faz com que a criança aprenda a lidar com seu cotidiano. Mas não são todas as crianças que estão se adaptando no ambiente online: segundo nossa Psicóloga Parceira Thalya Basílio ( @psicolhayla ), é necessário uma avaliação para entender se essa criança se adapta ou não a esse modelo: "As crianças de modo geral, também têm sofrido muito com o período de isolamento social, e isso tem aparecido nas sessões. Com o advento do online, muitas ações tiveram que ser adaptadas, por isso é necessário uma avaliação", comenta.


Débora aborda também a questão do sigilo da profissão, que vale também para us pequenes! "é importante dividir o processo Psicoterapêutico com os responsáveis, por meio de informações relevantes para os pais e de forma com que o sigilo da profissão se mantenha. Todes us pacientes estão respaldados pelo sigilo do Código de Ética! Ao falar com os responsáveis, falamos em psicoeducação: são pontos a melhorar, pensar ou manter nessas dinâmicas."


Para agendar uma sessão para sua criança, é só preencher o nosso formulário de inscrição em nossa bio!



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo