Copiaram meu design/texto: e agora?


Da última vez que apareci aqui, falamos sobre o não apego às métricas. Hoje, vamos falar sobre algo que acontece nas redes sociais: o plágio.


Antes de tudo: Inspiração é diferente de plágio. Mas também precisamos pensar se o que está acontecendo é de fato cópia ou não. Vamos lá?


Existem diversas formas de produzir conteúdo: aqui, temos nosso calendário de postagens. Porém, às vezes um assunto surge em alta e queremos aprofundar. Geralmente, são sobre esses assuntos específicos que uma maioria de nós, que produzem conteúdo, irão escrever.


Semana passada, falou-se muito sobre a solidão da mulher negra. Após observar que os textos em nossa timeline iam para um caminho similar de educação (extremamente necessário!) aqui no Canto, vimos que uma forma mais poética faria mais sentido para como nos posicionamos. Formas diferentes de abordar o mesmo assunto.


Mas e quando o conteúdo copia sua identidade visual, paleta de cores ou sua forma de apresentar quem você é? Plágio é crime, com direito a perda de conta no instagram e processos, sabia?


Quando você fortalece sua identidade visual e textual, é mais fácil identificar quando está sendo feito uma cópia. Pedir para apagar, creditar corretamente ou refazer é algo que pode ser feito antes de partir para meios legais.

Entendemos que testar diferentes formas de se fazer um conteúdo e design, principalmente quando não há uma identidade definida, é muito importante para entender o que funciona para você ou não. Mas antes de criar algo, veja quem você segue e se o conteúdo é similar ou não, tudo bem?


Nunca esqueça de fortalecer sua marca quando sentir que o que está fazendo faz sentido para ti: entenda todos os elementos que fazem parte de seu design, cada função de sua paleta de cor, o tom e as palavras que utiliza ao definir seu trabalho. E os repita, em tudo que fizer. Assim, quem te segue irá entender quem é você, o que está passando de mensagem e porquê os elementos visuais combinam com ela!


Isso te difere, sabia? Diferente de um conteúdo plagiado, em que fica evidente a desconexão.


Há o time que diz que conteúdo copiado é sinal de sucesso. Por aqui dizemos que se é pra copiar, que faça ao menos bonito :)



#DescriçãoDaImagem : fundo cinza com textura similar a de papel. Na lateral superior esquerda, há uma forma orgânica em marrom. Na lateral superior direita, há uma forma orgânica em laranja. Sobreposta à forma laranja, está posicionada uma ilustração de galhos na cor cinza, semelhante a de fundo do texto. Centralizado e na parte superior do post, está escrito os créditos da imagem que colocamos na postagem, a autora do texto "Juliana Ribeiro" e a Tag do texto: Empresarial. No centro e justificado à esquerda, está o título do texto: "Copiaram meu design/texto. E agora?" Abaixo do título, está a imagem de dois peixes, um em um aquário redondo diferente, olhando de frente para o outro. Um peixe é dourado, outro azul. Os dois peixes são iguais. Atrás da imagem dos peixes, há uma forma orgânica em rosa, com uma ilustração de galhos em cinza. Na lateral inferior esquerda, está posicionado a Logo-mãe do Canto Baobá.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo