top of page

NOMOFOBIA

Desde sua chegada, os smartphones revolucionaram nosso comportamento e a forma como utilizamos a tecnologia.


A possibilidade de fazer fotos, vídeos, comunicar, ouvir músicas, assistir séries, usar aplicativos de saúde, ler, jogar e realizar outras centenas de atividades por um único aparelho encantou a todos.


Tudo isso a um toque de distância!


Com o passar dos anos, a tecnologia tomou um espaço de tanta importância nas nossas vidas que acabamos ficando dependentes dela e de suas facilidades. É sobre isso que vamos falar hoje:


Nomofobia: Também conhecida como No Mobile Fobia, é uma condição caracterizada pelo medo irracional de ficar sem o celular ou ser impedido de usá-lo por motivos como a falta de internet ou bateria do aparelho.


A Nomofobia segue o mesmo princípio de qualquer outra fobia. Nesta condição, o indivíduo com um transtorno ansioso desenvolve uma dependência patológica de determinada tecnologia (computador, celular ou tablet), como forma de minimizar as suas dificuldades. Pois esses dispositivos costumam trazer a sensação de segurança, confiança e bem-estar, reduzindo o estresse em muitas situações do cotidiano.


Uma Pesquisa da Consultoria em Marketing Digital Conversion (2021) divulgada pela Rede Brasil, mostra que os brasileiros ficam conectados em média quatro horas e oito minutos diariamente nas redes sociais. A média mundial é de duas horas e vinte e cinco minutos.


Dentre os males causados pelo uso excessivo das telas temos como principais ansiedade, angústia e insônia; especialmente quando as atividades feitas nos celulares geram algum sentimento negativo como estresse ou preocupação como trabalhar ou ler notícias.


Criar novos hábitos, definir um tempo máximo a ser gasto no celular, refletir sobre o que deseja fazer com o aparelho antes de pegá-lo por pura vontade são ações que podem ajudar a controlar o uso do aparelho. A psicoterapia também pode ser uma grande aliada no combate a nomofobia, tanto para entender os motivos que levam a estar online o tempo todo quanto para amenizar os sintomas dessa condição.


Atualmente, a maioria de nós sente constantemente essa vontade de estar online e/ou mexer em aparelhos eletrônicos. Porém, é necessário entender que nem todos os casos podem ser nomofobia, esta condição tem como fator principal a presença de sintomas físicos.


Encontrar o equilíbrio para que podemos e devemos usufruir bons momentos tanto dentro quanto fora das telas nos ajuda a utilizar a tecnologia como aliada na busca por bem-estar.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn - Black Circle
  • Creme e Preto Maquiagem Natural Beleza L
bottom of page