top of page

O que é necessário para ser homem?


O que é necessário para ser um homem?


A masculinidade é muito mais que só uma palavra. Tem a ver com força física e mental, com virilidade, pertencimento, dinheiro, carro, mulheres, sexo, performance, bancar a família... são tantas coisas que podem simbolizar ser homem.


Se eu tiver tudo isso poderei gritar: “sou homem!”. Poderei levantar o troféu, a medalha. Mas e se eu não tiver? E se eu não conseguir cumprir com os itens da lista? Essa masculinidade feita e reconhecida pela sociedade é colocada em risco o tempo todo; qualquer homem que não se encaixar ou cumprir com a lista imensa pode perder sua masculinidade. Mas, perder para quem?


Eu te digo para quem: para todas as pessoas e sistemas que te colocam em constante aprovação. São essas pessoas que ensinaram e foram ensinadas o que de fato é "ser homem. Mas, cabe perguntar: e se eu não conseguir tudo isso, o que me resta? O que eu sou? Eu deixo de existir? Me torno invisível?


Foi por isso que você se calou: para que ninguém pudesse ver na sua fala o medo, a dor, a tristeza e a indecisão e a voz falhando? Foi por isso que você escondeu seus sentimentos por quem você amava, já que seus amigos riam de você quando se sentia confiante para falar dos sentimentos e do amor que sentia pelo outro? E se eu não for homem, nem mulher?


E se nada me couber? Eu não existo mais? É por isso que você, homem, precisa sempre humilhar, agredir, maltratar, ofender e violentar? Para não deixar que a “feminilidade” se aproxime de você, mesmo que seja no outro? Mas, depois de fazer tudo isso, o que te restou?


Com tanta violência, será que alguém iria permanecer? Mas eu estou aqui pra te dizer: você existe, você pode sentir dor, ser frágil, sofrer, se angustiar, amar, ser afetuoso, dizer eu te amo, abraçar, sentir, falar, compartilhar.


Em psicoterapia, você pode entender que tudo isso é bem-vinde, e você não vai deixar de ser homem. É possível aprender a se respeitar, sentir, se afetar e levar isso na vida lá fora. Aqui é um lugar seguro para você.



#descriçãodaimagem : Fundo Branco com textura similar a de papel amassado. Nas laterais superiores direita. esquerda, há formas orgânicas nas cores marrom, azul e verde. Centralizado e na parte superior da postagem, há o link du autore da imagem, o nome do autor da postagem: Bruno Felipe e a Tag: Psicologia. Centralizada e justificada à esquerda há o título da postagem: "O que é necessário para ser homem?". De imagem há uma pessoa de costas utilizando moletom de mangas longas em verde. Ele usa o capuz do moletom, e está se abraçando. Na lateral inferior esquerda há o logo do Canto Baobá.


  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn - Black Circle
  • Creme e Preto Maquiagem Natural Beleza L
bottom of page