top of page

Setembro Verde e a luta das pessoas com deficiência no Brasil

No dia 21 de Setembro, foi comemorado o dia Nacional de Luta da pessoa com deficiência. Essa data foi oficializada em 2005, pela Lei Nº 11.133, mas já era comemorada desde 1982 por iniciativa do grupo Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência.


A data foi escolhida por ser marcado o início do mês da primavera, uma analogia à renovação e ao nascimento dessa luta. Falar sobre pessoas com deficiência é compreender e reivindicar acessibilidade em todos os lugares.



Quantas calçadas são feitas de forma acessível? Dos caixas eletrônicos que você já foi, já se deparou com algum feito para pessoas com nanismo? Existem sinalizações no chão para pessoas com deficiência visual se localizarem em todos os lugares? Os ônibus e metrôs, o direito de ir e vir em segurança ocorrem de fato? Onde está a inclusão de fato?


A garantia de direitos está onde?


A acessibilidade vai muito mais do que um corrimão ou rampa de acesso. Ela está em quando a contratação para uma vaga de emprego não é excludente, está em quando não há infantilização ao conversar, está quando u alune não é excluíde do processo de aprendizagem, está em quando os direitos básicos são garantidos.


Essa reflexão não pode ficar só aqui! Que possamos dialogar e cobrar acessibilidade em todos os lugares, lutar por uma sociedade anticapacitista e conversar com us amigues, rede de apoio, local de trabalho sobre a garantia de direitos.

Posts recentes

Ver tudo

Preto.

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn - Black Circle
  • Creme e Preto Maquiagem Natural Beleza L
bottom of page