Visibilidade Bissexual e Freud?

Ontem, dia 23 de setembro, foi comemorado o dia da Visibilidade Bissexual. A data foi escolhida por 3 ativistas americanos bissexuais, para comemorar e relembrar as lutas, cultura e história.


O que nós não sabíamos é que a data escolhida foi para homenagear a data da morte de Freud, psicanalista que abordou de diversas formas a bissexualidade!


E o que Freud explica sobre?


Na primeira obra de nome "Três ensaios sobre a Teoria da Sexualidade", publicada em 1905, Freud fala sobre a "teoria das pulsões". Nela, aborda sobre a propensão à bissexualidade. Dentro da teoria das pulsões, ele fala sobre os bebês serem "perversos polimorfos". E o que isso significa?


Que uma criança que nasce saudável tende a procurar diversas formas de prazer, e isso vale para zonas corporais, objetos, tudo que ajude na formação psíquica dessa criança. Para Freud, negar a bissexualidade psiquica é negar a si mesmo! Isso porque antes de termos o desejo no outro, temos o desejo em nós mesmos!


Que esse dia da visibilidade bissexual seja para reflexão e aceitação. É possível sim amar as diversas formas de existência, assim como amamos quem somos. Bi proud <3


#visibilidadebissexual #cantobaoba #psicanalise #freud #teoriadaspulsões #lgbtqia

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo