top of page

A Importância da legenda alternativa.





Você sabe o que é a legenda alternativa? Em algumas redes sociais, a legenda alternativa é uma forma de acessibilidade criada para que pessoas com deficiências visuais possam saber o que está descrito na foto que acompanha os posts.


A legenda deve ser feita da forma mais completa possível, descrevendo os elementos da imagem que você postou ou utilizou para ilustrar sua legenda! Atualmente, estamos na missão de legendar todas as nossas postagens por aqui: desde setembro do ano passado tornamos rotina as descrições alternativas e, quando conseguimos tempo, estamos legendando tooooodas as nossas postagens desde nosso primeiro post.


A legenda/descrição do vídeo também é um passo futuro a ser dado para que todes possam saber o que está acontecendo nos vídeos que postamos. Mas voltemos ao texto::::


A forma de legendar as postagens ainda não acontece dentro do bussiness, site empresarial do Meta responsável por agendar postagens do Instagram e Facebook. O método de legenda automática do Facebook, por exemplo, não consegue descrever tudo, apenas os elementos principais e textos. Portanto, todas as vezes que postar algo no feed, é preciso clicar em editar o post e adicionar as legendas alternativas.


Cuidado com hashtags capacitistas! Por aqui, utilizamos a hashtag #descriçãodaimagem para sinalizar que ali existe um texto alternativo. Quando cabe a legenda na postagem, colocamos abaixo do texto. E você: utiliza esse recurso?


#descriçãodovídeo : fundo branco com textura similar a de papel amassado. Na parte superior central do vídeo, há a temática do post: Empresarial. Na lateral superior esquerda, há uma forma orgânica em laranja, sobreposta a ela, há a letra t, que se movimenta para direita e esquerda. Na lateral superior direita, há uma caracol em linha marrom, com uma letra d que se movimenta sobreposta. No centro e justificado à esquerda, o título da postagem "A importância da Legenda Alternativa". Abaixo da legenda. há as letras W, B E e A espalhadas pelo design. Todas são gifs e se movimentam. Atrás dos gifs, há duas formas orgânicas em verde e rosa. Na parte inferior esquerda, há o logo principal do Canto Baobá

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn - Black Circle
  • Creme e Preto Maquiagem Natural Beleza L
bottom of page