A Psicanálise Brasileira é preta!

Virgínia Leone Bicudo foi socióloga e Psicanalista. Mulher preta, foi a primeira não médica a ser reconhecida como Psicanalista, e graças a ela que hoje, você Psicólogue (ou estudante), pode seguir essa linha no Brasil!


Virgínia foi pioneira no estudo de raça dentro da Psicanálise: com sua tese de mestrado “Atitudes Raciais de Pretos e Mulatos em São Paulo”, debateu o racismo existente mesmo com a diminuição de classes sociais.


Bicudo fundou o Grupo Psicanalítico de São Paulo, foi professora assistente de higiene mental na Faculdade de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), foi convidada para desenvolver pesquisas sobre as relações raciais pelo Projeto Unesco e foi diretora do do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo por 14 anos. E mesmo com toda uma vida dedicada a Psicanálise e raça, não é devidamente reconhecida.


Virgínia ocupava um lugar de poder, exercido até então somente por pessoas brancas. Virgínia ocupava um lugar de prestígio, exercido até então quase que majoritariamente por homens.


O embranquecimento tornou Bicudo invisível: sua tese de mestrado, por exemplo, foi publicada 65 anos depois que foi aprovada. Virgínia sofreu o que é chamado de epistemicídio: banimento social e exclusão das oportunidades educacionais de pessoas pretas.


É por isso que se deve falar de Virgínia Leone Bicudo: para que todes relembrem sempre que a Psicanálise Brasileira é, e sempre será, advinda de uma mulher preta.


#virginiabicudo #psicanalise #cantobaoba #psicanáliseeracismo


Essa postagem possui #descriçãodaimagem : O fundo da imagem é branco. Na parte superior direita da imagem, está posicionada uma forma orgânica na cor laranja. Na parte superior esquerda, há uma forma orgânica em formato de curva na cor verde. Centralizado à esquerda da imagem, está o título da postagem escrito em preto: "A Psicanálise Brasileira é preta! Conheça a socióloga e Psicanalista Virgínia Leone Bicudo!".


Na parte inferior esquerda, há uma forma orgânica em formato de um círculo achatado. Essa forma é vazada no centro e é na cor marrom. Sobreposta a essa forma, está posicionada a logo do Canto Baobá. Na parte inferior direita, está uma foto de Virgínia Bicudo. Ela é uma mulher negra e na foto, possui cabelo curto e crespo. usa batom e está com uma blusa comprida de botões na frente. Ela usa um colar de pérolas no pescoço e a imagem está em preto e branco. Ao redor da imagem, há uma sombra na dor laranja atrás.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Preto.