top of page

Carta Aberta do Coletivo AbrAce - Pelo fim da "cura ace"

Para fechar a semana de visibilidade assexual, o Coletivo Abrace (@coletivoabrace ) com apoio do Canto Baobá e demais instituições, lança a campanha "Precisamos Falar Sobre Assexualidade", voltada principalmente para órgãos e profissionais da saúde física e mental para estimular discussão visando fim da "cura ace".


"Campanha: Precisamos falar sobre Assexualidade


Constantemente pessoas assexuais queixam-se sobre profissionai s da área da saúde que recomendam "tratamentos" para assexualidade; tratamentos que variam desde o uso de hormônios, medicamentos e outros produtos, até conselhos incentivando a prática de atividades sexuais e seguimos pensando em um modo de auxiliar as pessoas que passam por essas situações.



Faz-se urgente a necessidade de que profissionais da saúde entendam que as assexualidades são orientações sexuais e abandonem a patologização de pessoas e experiências assexuais, superando ideias de cura ou conversão.


Há mais de uma década, a comunidade assexual atua em busca de encerrar a patologização de pessoas assexuais, tendo importante vitória, em 2013, quando o DSM-5 foi publicado e exclui pessoas auto identificadas como assexuais dos critérios do Transtorno do Interesse/Excitação Sexual Feminina e o Transtorno do Desejo Sexual Masculino Hipoativo.


Ainda assim, pessoas assexuais são submetidas a investigações clínicas, procedimentos investigativos invasivos e desnecessários (física e psicologicamente), com o intuito de se encontrar causa para a assexualidade daquele indivíduo. [...]"


A carta na íntegra está no link da bio, no perfil do Coletivo AbrAce, nos nossos stories e no nosso destaque "Imprensa" em nosso site (além das nossas demais redes sociais) e convidamos a quem se interessar em colaborar que baixe e compartilhe com profissionais e instituições de saúde e marquem perfis que possam se beneficiar desse conteúdo.


Além do Coletivo Abrace assinam a carta conosco o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (@crp_sp), @ligadepsicologia.fasm, @diversidadeoabsp , @brenorostolato, @abrai, @abrafhoficial e @aliancalgbti




Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn - Black Circle
  • Creme e Preto Maquiagem Natural Beleza L
bottom of page