top of page

Como regularizar seu título de eleitor


Recado rápido e direto!


Para votar esse ano, você precisa vestir seu cropped e reagir até o dia 04 de maio! Se você tem 16 anos ou mais de 70 e quer votar, saiba que você pode exercer seu direito, viu? Não é obrigatório, mas é permitido.


A partir dos 18 anos e até os 70 anos, o voto é obrigatório. Então, bora lá saber o que é irregularidade do título eleitoral?


É considerado irregularidade: não votar e não justificar, não justificar falta, não pagar multa por não ter justificado falta, não ir votar por 3 vezes consecutivas e não justificar (cada turno conta como uma eleição). Se você mudar de estado ou bairro, é preciso fazer a alteração do local da votação. Lembrando que título de eleitor cancelado significa impedimento de tirar documentos (como passaporte, por exemplo), prestar concursos públicos, participar de licitações e matricular-se em instituições de ensinos oficiais.


Com a pandemia da covid-19, tanto para tirar o título quanto para quitar débitos, alterar local de votação e alteração de dados pessoais podem ser feitos de forma online por conta da ampliação do site Título net, mantido pela justiça eleitoral. Por conta da pandemia, não está sendo permitido o título em papel. Baixe o aplicativo E-título para acessar a versão digital, não esqueça!


No site tse.jus.br , clique no campo superior esquerdo "Eleitor e Eleições" , depois em "Título de Eleitor". Alí, estão as abas para consulta de "título por nome", "por título", "situação do título" e tire ou "altere seu título". Se você quer consultar pendências, clique em situação do título.


Para poder fazer qualquer solicitação, é necessário ter esses documentos em mãos:


– Documento oficial com foto (frente e verso);

– Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço);

– Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débitos);

– Comprovante de quitação do serviço militar para homens de 18 a 45 anos.


Mesmo sabendo que o não votar implica em diversos impedimentos civis, não esqueça que é um ato por um Brasil democrático e respeitoso às pluralidades!


#descriçãodaimagem : fundo branco com textura similar a de papel dobrado em quadradinhos. Na lateral superior esquerda, forma circular composta por linhas laranja e rosa. Na lateral superior direita, há uma ilustração de espiral em laranja, Ao lado dele, uma ilustração de uma flor nas cores rosa, verde e marrom. Centralizado e justificado ã esquerda, está o título da postagem: "Como regularizar seu título de eleitor". Abaixo do título está uma ilustração de urna, com formas orgânicas atrás para destacar a urna, que possui mais detalhes em branco que acabariam se unindo ao fundo da imagem sem querer. Na lateral inferior esquerda, o logo do Canto Baobá clínico.

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn - Black Circle
  • Creme e Preto Maquiagem Natural Beleza L
bottom of page