top of page

Março Lilás e o câncer de colo do útero


Alô pessoas com útero!


Vocês sabiam que o câncer de colo do útero ocorre, em sua maioria das vezes, por conta da infecção persistente de alguns tipos do vírus HPV (Papilomavírus Humano)?


Antes de continuarmos falando sobre o câncer, vale ressaltar que o HPV é um vírus com alta capacidade de contração, que podem infectar as mucosas ou a pele e que é transmitido em via sexual (contato oral-genital, genital-genital ou manual-genital, independente se houve penetração ou não).


Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer, de onde nos baseamos para escrever esse post inteirinho), cerca de 80% das pessoas que possuem útero e são sexualmente atives serão infectades por algum vírus HPV. Sim, plural, pois existem mais de 200 tipos, mas cerca de 40 que podem infectar o trato ano-genital.


Voltando ao assunto principal: quando o HPV modifica as células da mucosa do colo do útero de forma maligna, há a formação do câncer. Segundo o INCA, o câncer de colo do útero é curável em sua maioria dos casos se descoberto cedo por meio do exame preventivo, chamado de Papanicolau.


E como faço para prevenir? Utilização de métodos contraceptivos com barreiras físicas como a camisinha e dental dam protegem parcialmente contra o vírus, mas existe vacina para o HPV e está liberado para pessoas com vagina entre 9 e 14 e pessoas com pênis 11 aos 14 anos. Segundo o INCA, "essa vacina protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os dois primeiros causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero".


Vale ressaltar que o Papanicolau deve ser realizado periodicamente a partir dos 25 anos, pois a vacina não protege de todos os tipos de HPV. E por ser um câncer de lenta evolução, só possui sintomas em estágios avançados, que podem ser: sangramento vaginal intermitente, dor abdominal, queixas urinárias ou intestinais.


Bora agendar os exames de rotina?



#descriçãodaimagem: Fundo branco com textura similar a de papel amassado. Nas laterais esquerda e direita da postagem possui linhas as cores laranja e marrom parecido com assinaturas. No centro e na parte superior há o link du autore da imagem e a tag: Saúde Integral. Centralizado e justificado à esquerda, há o nome da postagem: "Março Lilás e o câncer de colo de útero". Ao lado do texto, há a imagem de um laço roxo que atravessa a postagem. Nas laterais inferiores direita e esquerda, há linhas similares à rabiscos nas cores roxa, amarela, marrom e rosa. Na lateral inferior esquerda há o logo clínico do Canto Baobá.



Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn - Black Circle
  • Creme e Preto Maquiagem Natural Beleza L
bottom of page