top of page

Pandemia e HIV - UNAIDS aponta que pessoas que vivem com HIV enfrentam ameaça dupla.

O relatório emitido em julho de 2021 pela UNAIDS “Enfrentando Desigualdades – Aprendizados dos 40 anos de AIDS para respostas a pandemias” aponta resultados mundiais de que pessoas com HIV são mais vulneráveis ao Covid e quanto maior a vulnerabilidade social, maiores as dificuldades de acesso à vacina e serviços voltados à prevenção e tratamento ao HIV.


A dificuldade de acesso à vacina também vem de fatores políticos e econômicos: países que possuem maior poder de compra monopolizaram o acesso às vacinas, fazendo com que países com pouco poder aquisitivo sofram, cada vez mais, com a pandemia. Vale ressaltar que aqui no Brasil tivemos um movimento diferente: não houve nenhuma preocupação de compra por parte da gestão presidencial.


A pandemia ainda está ocorrendo no Brasil por negligência política.


Com as medidas de prevenção ao Covid, as testagens para HIV diminuíram expressivamente. Na África do Sul, houve queda de 48% nos testes de HIV depois do primeiro Lockdown em abril de 2020, por exemplo. Como consequência, os números de novos diagnósticos e início de tratamentos diminuíram, fazendo com que 28 mil profissionais de saúde comunitária atuando com HIV fossem transferidos para rastreamento de sintomas de COVID-19.


Sabemos que pouco se fala sobre HIV, formas de contaminação, formas de testagem e tratamento de forma humanizada. Por isso, é importante valorizar instituições e programas que falam, por meio da educomunicação, de saúde integral. Para saber mais sobre, indicamos nosses parceires mais que especiais: @combinadocoletivo e "Pra Brilhar", iniciativas incríveis idealizadas pela @viracaoeducom que tivemos a oportunidade de compartilhar, até o final desse ano, conhecimento e educação!


#descriçãodaimagem : O fundo da imagem é em branco. Na lateral superior esquerda, está localizada uma forma geométrica na cor marrom e laranja. No centro e justificado à esquerda, está o título: "Pandemia e HIV - Relatório divulgado pela UNAIDS alega que pessoas que vivem com HIV enfrentam ameaça dupla".


Abaixo do Título, está a ilustração de uma pessoa passando álcool em uma caixa de delivery e ao lado direito, uma forma orgânica na cor azul. La lateral direita inferior, está a logo do Canto Baobá

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn - Black Circle
  • Creme e Preto Maquiagem Natural Beleza L
bottom of page