Porquê as pessoas mentem?

Ontem foi dia da mentira! E o questionamento que trazemos aqui é: você mente? E porquê mente?


Segundo o nosso Psicólogo parceiro Marcos Lacerda, "geralmente as pessoas mentem para obter alguma vantagem, um ganho em cima de outras pessoas ou situações. Quando isso acontece, a pessoa sabe que está mentindo e possui um motivo, mesmo que de forma inconsciente", diz.


Mas para além do que significa mentir ou não, a temática é ampla quanto a seus sentidos e julgamento de valor. Dependendo do contexto social, histórico e religioso, cada pessoa possui uma interpretação sobre esse tema, e entrar em julgamento de valores seria uma discussão e tanto!


Segundo nossa Psicóloga Parceira Daniela Bueno, todo mundo já mentiu ou vai mentir no decorrer da vida, viu? E se olharmos como um comportamento social em que é aprendido desde a infância e passa a ser reproduzido durante a vida, a mentira acaba sendo utilizada como um recurso para evitar situações de conflitos, confrontos e obter ganhos.


"Às vezes a mentira sustenta um jogo emocional de manejo de poder. As pessoas que tendem a ser mais controladores, para manter esse controle, podem utilizar dela para sustentar esse manejo. Como proteção, a mentira evita algo que possa causar algum sofrimento ou dor, ocultar dificuldades ou desaprovação social.", conta.


Quando não encontramos condições internas para lidar com a verdade, a mentira se torna muito mais fácil de ser sustentada, do que com a capacidade de enfrentar a realidade. Idealmente, a verdade acaba sendo bem desejada no contexto social. Mas a verdade absoluta tornaria as nossas relações duradouras? Responda aqui nos comentários!


A mentira, quando patologia leva o nome de mitomaníaca. Nesse caso, não há motivos conscientes ou inconscientes, pode estar assossiada a distúrbios de personalidade e todo o contexto social dessa pessoa acaba sendo afetado.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo