Quanto vale o trabalho de quem cuida?

Qual o valor dado aos profissionais da saúde mental? Constantemente, a equipe do Canto Baobá se questiona sobre a forma com que dialogamos nossos objetivos e valores como empresa. O cuidado tomado com cada singularidade que passa conosco, com cada vida que se afeta ao chegar aqui.


Dialogar a pluralidade, as dores, as problemáticas e subjetividades, a validação de todes us corpes dentro da prática psicoterapêutica que por tanto tempo invisibilizou (e ainda invisibiliza) tantas pessoas se faz urgente dentro da nossa clínica.


Dialogar o plural e a democratização do cuidado com a saúde mental faz parte de quem somos. Quando falamos por aqui que atendemos a valores sociais e simbólicos é justamente porque entendemos (e vivemos também) dentro de um cenário sócio-econômico desigual e injusto. Porém, vemos que há um caminho inverso quando falamos em democratizar a psicoterapia.


Todo serviço prestado possui um valor. Estamos falando de valor por quem somos e como atuamos. Mas também estamos sim falando sobre dinheiro.


Essa postagem é um lembrete de que as sessões são cobradas. Todas elas. Inclusive a primeira. Até as de valores simbólicos são cobradas. Porque o valor du Psicóloge engloba tudo: o tempo (e quem faz psicoterapia sabe o valor que aqueles 50 minutos, ou menos, têm!), o estudo, as supervisões, o afeto, a escuta profissional e claro…. os boletos a serem pagos!


Valorize quem cuida de você, até mesmo naquela primeira sessão em que você decidiu por não dar continuidade, viu? Que possamos valorizar, cada dia mais, o trabalho du outre.



#descriçãodaimagem : o fundo da imagem é branco. Na lateral superior esquerda, estão posicionadas duas formas orgânicas: uma em formato de círculo e outra em formato orgânico e vazada. Elas são das cores marrom e laranja. Na lateral superior direita, está posicionada duas formas orgânicas em formato circular. Ambas nas cores azuis.


Centralizado e à esquerda, está o título do post: Quanto vale o trabalho de quem cuida? Reflexões sobre a saúde mental, dinheiro e desvalorização dus Psicóloges. O ponto de interrogação está em azul e é uma ilustração como se fosse feito à lápis.


Embaido do título, há a imagem de uma mão branca segurando diversas moedas brasileiras. Na lateral inferior esquerda, há uma forma orgânica na cor laranja. Sobreposta à forma, está o logo do Canto Baobá em branco.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo