top of page

Sobre normalizar sofrimento

Termo muito utilizado na análise de narrativas, a "jornada do herói" foi um padrão proposto por Joseph Campbell, onde o protagonista de uma história é chamado para uma aventura, enfrenta desafios, aprende lições importantes, supera obstáculos e, finalmente, retorna transformado após receber uma recompensa ou conhecimento valioso.


Falar sobre a jornada do herói parece algo longe da nossa realidade, até percebermos que….


Normalizamos os obstáculos, desafios, sofrimento pela meta (e dos acontecimentos da vida) com discursos como "tudo o que vem fácil, vai fácil" ou "precisamos passar por isso para ficarmos fortes".

Por mais que esses discursos tenham, em teoria, papel de inspirar o trabalho e confortar quem é responsável por gerar a própria renda ao dizer que nossos esforços trarão recompensas, é necessário prestar atenção em como estamos nos tratando neste processo.


É realmente "para um bem maior" enfrentar determinados obstáculos para alcançar determinado fim?

Quando paramos para observar a desigualdade brasileira, os discursos meritocráticos nos "encorajam" a passar por situações violentas na busca por algum objetivo. Isso significa que não iremos passar por obstáculos? Claro que não!


Mas não podemos normalizar a violência.

Um relacionamento abusivo - com familiares, amigues, empresa - não é obstáculo

Cargas horárias excessivas não são obstáculos

Privação de alimentos não é obstáculo

Onda de calor e frio não são obstáculos

Diferenciar é autocuidado.


Na psicologia, estudamos que o comportamento humano é moldado por suas consequências. Se o sofrimento leva o indivíduo a resultados positivos a longo prazo, pode haver uma propensão a aceitar ou tolerar esse sofrimento.


Parando para pensar no nosso modo de vida atual, onde o esforço desmedido e o sacrifício de qualidade de vida são vistos como coisas boas, para onde estamos caminhando? E quando essa cultura de constante sofrimento e recompensa, nos obriga a produzir cada vez mais e nos impede de simplesmente desfrutar momentos de paz, descanso ou lazer?


O que é violência e o que é adversidade? É sobre isso que a postagem de hoje se trata!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn - Black Circle
  • Creme e Preto Maquiagem Natural Beleza L
bottom of page